Informação e Entretenimento...

Tem sempre novidade no meu Instagram

ads header
  • Novidades

    6 de abril de 2015

    Chapada das Mesas e as Cachoeiras de Carolina e Riachão no Maranhão (Vídeo)

    O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

    A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas.

    Por onde começar


    Eu aconselho começar por Carolina (MA), cidade cercada por belas montanhas (Chapadas) e que também tem as suas cachoeiras.

    O ideal é pousar por aqui, além de ser mais econômico é também o ponto de partida para os vários passeios.

    Cachoeiras de Itapecuru

    Na cidade de Carolina o que não faltam são hotéis e pensões, em média paga-se entre 50 e 100 Reais a diária (por pessoa). Há também Resorts, o mais conhecido deles é o complexo Pedra Caída (30 Km de Carolina) aqui um Chalé para 8 pessoas custa em média 850 Reais a diária. No balneário de Itapecuru, famoso por conta de suas duas belas cachoeiras os Chalés são mais baratos.

    Pedra Caída e as Cachoeiras de Itapecuru são os locais mais procurados em Carolina, o primeiro tem vários atrativos: tirolesa, rapel, passeios por trilhas, etc. Paga-se 50 Reais para entrar no Complexo Pedra Caída e para cada atividade paga-se uma taxa extra que começa em 25 Reais por pessoa. Já em Itapecuru a única atração são as Cachoeiras “Gêmeas”, a taxa para entrar é de apenas 15 Reais, a cozinha do restaurante fecha às 19h.

    Ainda em Carolina uma fenda na montanha chama muito a atenção, “O portal da Chapada” como é conhecida, proporciona uma visão privilegiada da região, a subida é um teste de resistência, mas qualquer pessoa pode fazer. O local fica entre o Complexo Pedra Caída e Carolina, nesse caso basta estacionar o carro na beira da estrada e subir montanha à cima em um solo arenoso.
    Portal da Chapada
    Portal da Chapada - A visão é privilegiada 

    Complexo de Pedra Caída

    As Cachoeiras de Riachão



    Saindo de Carolina e indo em direção à cidade de Balsas, vamos para Riachão (98 Km de Carolina), lá, vamos mergulhar nas águas mais cristalinas da região. São três cachoeiras exuberantes (Santa Bárbara, Poço Azul e Encanto Azul). O ideal e mais econômico é seguir de carro até Riachão (não é preciso entrar na cidade), pega-se uma estrada de chão (as placas orientam) em bom estado de conservação até o Complexo, aqui não é preciso pagar para entrar, paga-se apenas pelos passeios. O mais prazeroso, na minha opinião, é o que nos leva ao “Encanto Azul”, para chegar lá pagamos 20 Reais por pessoa para seguir em um carro traçado, são só 6 Km, depois uma pequena caminhada de uns 700 metros (muito íngreme, não aconselho para maiores de 60 anos) e chegamos ao paraíso. 






    Encanto Azul, a água tem essa tonalidade todos os dias do ano. O melhor horário para visitação é entre 11 e 13h por conta do sol se posicionar exatamente em cima da abertura da montanha.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário

    Anuncio !!

    Fashion

    Anuncio !!

    Beauty

    Visitas na página

    Anuncio !!