O FEINES e o Seresteiro da Transamazônica

Cerca de 23 anos atrás, na pequena e pacata cidade de Pacajá no Pará, acontecia o primeiro festival da canção daquele município, a cidade acabara de ser emancipada de Portel. O festival foi um marco para o município que nunca tinha visto algo igual e que não viu depois, pois aquele foi o primeiro e último festival nesse porte. Houve premiação para os artistas e a maior dessas premiações foi a gravação de um LP (vinil), com as melhores músicas do evento. O disco chamou-se "Safra da Terra". Na época entrar numa gravadora era algo extremamente difícil e caro.

Naquele festival um nome chamou a atenção, Adão Maia, um comerciante renomado na cidade e que até então não se sabia cantor, emociounou os jurados e a platéia com a música "MINHA DESPEDIDA", o sussesso foi tamanho que logo a canção chegou a todos os quadrantes do país por meio das rádios AMs e FMs e em especial da Rádio Nacional de Brasília, logo o "senhor" que tinha uma vida simples à frente de sua lanchonete passou a ser conhencido como o SERESTEIRO DA TRANSAMAZÔNICA, era assim que Adelson Moura, Maurício Fares e outros locutores famosos o tratavam. Adão Maia não seguiu a carreira artística, o sucesso não o seduziu, as responsabilidades com a família falaram mais alto.

Atualmente, morando em Goiânia e com os filhos "criados", a música voltou a fazer parte da vida desse paranaense, agora como um hobby. 

Para matar a saudade de quem viveu aquela época, ou para quem aprecia o estilo músical que consagrou nomes como Altemar Dutra e Nelson Gonçalves, confira a música MINHA DESPEDIDA em sua versão original de 1993.

MINHA DESPEDIDA (1987)
Letra: Zequinha (Altamira/PA)
Interpretação: Adão Maia (Contato (062) 9690-0259


EU VOU TER SEMPRE VOCÊ
Letra: Antonio Marcos
Interpretação: Adão Maia

Comentários

  1. Adão Maia, um ícone da região transamazônica, como cantor regional e brevemente despontando para o cenário nacional.
    Conheçam e divulguem.
    Mto bom e encantador, com alta qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das músicas, muito bem interpretadas pelo cantor. Sucesso!
    Evangelista-Goiânia-GO

    ResponderExcluir
  3. Adão Maia, sua música me emocionou, que voz linda e vibrante. Muito sucesso pra vc! Leda (filha da Zuleide)

    ResponderExcluir
  4. seu Adão, que felicidade ouvir o senhor novamente, saudades das nossas serestas em Pacajá... felicidades e sucesso!!! Zuleide

    ResponderExcluir
  5. Seu Adão Maia, que saudade de nossas swrestas em Pacajá. Sou suspeita, pois sou a sua maior fã.Marilena Santos.

    ResponderExcluir
  6. Só deixei de citar que o festival foi realizado na Gestão da Zuleide, primeira prefeita da cidade. Pronto, corrigido.

    ResponderExcluir
  7. Só resta agora agradecer do fundo de meu coração as coisas lindas postadas nesse blog onde falam sobre nosso trabalho, acho que não mereço tanto, mais voces nem imaginam a força que nos da para a realização do meu sonho e de todos aqueles que habitam a transamazônica, ou seja, gravar um CD.
    Carinhosamente,
    Adão Maia

    ResponderExcluir
  8. Meu Caro Adão,
    Estamos esperando mais músicas, sugiro que o Sr. passe mais tempo no estúdio, isso é bom para nós rsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas