Informação e Entretenimento...

Tem sempre novidade no meu Instagram

ads header
  • Novidades

    18 de novembro de 2010

    Criação do estado de Carajás mais perto

    O novo estado só poderá existir se aprovado em plebiscito pelos moradores da região. Antes, porém, a Câmara dos Deputados precisa autorizar a realização da consulta.

    Ontem, quarta-feira, a Comissão de Finanças e Tributação da casa deu parecer favorável à adequação financeira do projeto. A Assembléia Legislativa do Pará terá dois meses para se pronunciar sobre a proposta. O Plebiscito será realizado seis meses após a aprovação pela Câmara da realização da consulta popular.

    O próximo passo é o parecer da Comissão de Constituição e Justiça para, em seguida, o plenário da Câmara votar pela realização do plebiscito ou não. Aprovado na consulta popular, a questão volta para o Congresso, onde será votada a lei complementar que reconhece Carajás como mais uma unidade da federação.

    Se aprovado, o novo estado terá cerca de 1,3 milhão de habitantes e sua principal cidade será Marabá, com cerca de 200 mil pessoas.

    O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB/PA) acredita que ainda esse ano a câmara vota favorável para a realização do plebiscito, se isso acontecer, a consulta popular acontecerá já em 2011.

    Nesse momento a discussão gira em torno de quem deve ser consultado no plebiscito: todo o estado do Pará ou apenas a região diretamente interessada (39 municípios do sul e sudeste do estado)?

    5 comentários:

    1. Caro Magno,

      Essa região precisa urgente de sua independência, agora sou favoravel que todo o estado participe democraticamente da votação.

      ResponderExcluir
    2. Esse assunto ainda vai render, depois de aprovado o plebiscito, de realizado, caso seja mesmo criado o estado (eu acredito que será) qual cidade será a capital? Já ouvi comentários que Morada Nova seria a capital, será mesmo?

      ResponderExcluir
    3. para mim como lider de uma organização não governamantal que trabalho com projetos de preservação e manejo sustentavel de especies ameaçadas de extição aqui na região sul do pará, fico esperaçoso que esta divisão aconteça logo pois estamos muito longe do nosso governo.

      ResponderExcluir
    4. a capitaldo do novo estado na minha opinião deveria ser Marabá pela melhor localização e um futuro muito promissor.

      ResponderExcluir
    5. será ótimo a criação do Estado de Carajás, uma vez que beneficiará, como melhores infraestruturas e as políticas públicas chegará em todas as partes do estado, sabe, que um território pequeno, fica melhor para se administrar.
      - frase do Senador Mozarildo Cavalcante de Roráima um dos que defende a criação de novas unidades federativas.

      estou a favor.

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário

    Anuncio !!

    Fashion

    Anuncio !!

    Beauty

    Visitas na página

    Anuncio !!